domingo, 26 de dezembro de 2010

Jornada ao mundo Nerd - parte 1

Em novembro de 2010 surgiu a ideia entre os colegas de trabalho. Sempre rola uma festa de fim de ano e dessa vez pensamos numa à fantasia. Passaram-me duas apreensões pela cabeça:
a primeira, que talvez fosse bem difícil ao povo aderir (festas à fantasia sempre equilibram-se entre a diversão e o ridículo);
a segunda... com que puerra de fantasia eu, um gordinho mui atlético, poderia ir?
Andava bem entediado e sentindo falta de botar a mão na massa (quiçá, arranjar sarna pra me coçar) quando li sobre uma possível sequência dos Caça-Fantasmas e... PUMBA! Lembrei que na infância sempre quis empunhar o famoso feixe de prótons. Claro que isso foi esquecido tão logo eu comecei a beijar na boca, mas não vem ao caso aqui. O ponto é que o personagem é divertido, tosco e suficientemente adaptável a um heroico barrigudinho como djô.
Estava decidido. A festa seria dali a um mês e eu teria um tempinho pra ajeitar tudo.

***

A META

Seu nível de exigência depende sempre (e para qualquer coisa) de dois ou três fatores: seus recur$os (tempo, dinheiro e habilidade) e seu objetivo(que, no meu caso, depende também da profundidade de contato com o assunto).
Defini então os primeiros gols: tinha de ser prático, relativamente barato e leve o suficiente para brincar na balada sem problemas.
Era hora de ver o que dava pra fazer.

A PESQUISA

Resolvi estudar. Até então minhas referências não eram grandes: adoro os filmes, gostava dos desenhos e havia desenhado bastante o tema quando guri. O problema foi que eu estava prestes a mudar a tal profundidade de contato que altera a meta.
O que encontrei na busca foi ao mesmo tempo encantador e broxante: existem foruns, comunidades e fans não só desse mas de outros filmes - universos inteiros - que levam a brincadeira a sério, num nível que jamais pensei possível.

Cortando as divagações... achei os mais variados projetos, plantas, fotos de referência e tudo mais o que se pode imaginar. E frustrei-me um tantinho (surpresa) ao ver que as melhores fantasias de caça-fantasmas já haviam sido feitas, anos-luz mais elaboradas que as peças cenográficas dos próprios filmes. O fato é que os mega-fãs usam alumínio, fibra de vidro, resina, alta eletrônica.
Não haveria de ser esse meu objetivo, portanto. Mas já não bastava uma caixa de papelão nas costas depois de tanto encher os olhos.

PLANEJAMENTO
E PRODUÇÃO
É preciso dizer que dei muita sorte nessa empreitada. Usei muito a boa e não tão enferrujada intuição. Entrei no cômodo de tralhas em casa e saí caçando sucata. E elas vinham à mão como milagre, assim como vieram tantas outras partes nos depósitos, bazares e lojinhas. "Isso serve aqui, isso serve acolá" e logo eu já tinha uma visão geral de como seria. Dois ou três dias depois de caças bugigangas, empilhei tudo no chão e cheguei nisso aqui.
Bom... tudo em mãos (ou quase tudo), chegou a hora de montar. O mais difícil foi equacionar na minha cuca o senso de "já tá bom" com o de "podia ser melhor". Não foi raro voltar às lojas e comprar um parafuso tal, um cotovelo X, um conduite Y. E tome cola de sapateiro, parafuso, dedo cortado, mão suja.

Finalmente cheguei ao meu primeiro proton pack (um tanto incompleto - quero arrematar umas firulas - mas pronto para a festa).
E olha aqui como fiquei tosco hehehe! E aqui, o vídeo.
Umas 110 horas de trabalho, algum dinheiro e muito jogo de cintura depois, nada ficou perfeito aos olhos de um fã, mas tudo funcionou otimamente bem aos meus (e aos da balada, que juntou 80 e poucos malucos numa madrugada de terça-feira chuvosa). A galera riu, eu me diverti, tudo piscou e acendeu sem muito peso (beira a uns 4kg) ou calor e, agora, já tem amigo querendo tirar foto com a roupa (que, sim, é ajustável e serve em gente maior que eu) e até proposta de compra recebi.

Assim foi minha supimpa jornada pelo universo mágico da Nerdolândia artesã, que certamente terá novos posts (embora esteja certo de que ninguém jamais me verá vestido de Pikachu numa Feira de Quadrinhos).

P.S.: Se eu faria tudo novamente?
Não vejo a hora de fazer a próxima, pô!

Um comentário:

Anônimo disse...

Boas intrigante assunto , apreciei bastante, acho que poderiamos tornar-nos amigos de blog :) lol!
Tirando as brincadeiras sou o Barata, e assim como tu publico na internet se bem que o tema do meu space é bastante diferente de este....
Eu desenvolvo sites de poker que falam de poker online sem teres de por o teu capital......
Apreciei muito aquilo vi escrito mais uma vez
Virei aqui mais vezes
Ps:desculpa o meu portugues