sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Um prazer, uma honra nº 2


falei disso anteriormente e não canso de repetir: uma das melhores coisas na minha vida profissional é poder trabalhar na dupla dinâmica Diarinho/D+. Para quem não sabe, trata-se de um dos mais premiados suplementos infantis do jornalismo brasileiro e um marco histórico do grande ABC paulista.
Cá entre nós, não tem Folhinha, Folha Teen, Estadinho ou Revista Recreio que vá tão longe com tão pouco como nós. Os colegas de outras redações que me perdoem, mas sabem que digo a verdade. E, ainda no terreno das opiniões parciais, digo que enorme parte disso é mérito da Teresa Monteiro, a alma do caderno, e das canetadas do Fernandes (nem vou recomeçar a tietagem, que nesse blog já tem muito).

No dia a dia, atendo às mais diversas editorias do jornal. Crio infos, animações, informo e divirto. Mas nenhuma faz o mesmo por mim do mesmo modo que o Diarinho. Simplesmente porque era eu o garoto leitor lá nos idos dos anos 80, o menino curioso que se encantava com os desenhos dos mestres (alguns dos quais tenho o prazer de chamar de colegas de trabalho e amigos).
Eu nunca, nunca imaginei que fosse, de fato, trabalhar na produção de um material tão importante pra mim. Quando criança, bastava a ideia de poder mandar um desenho meu e vê-lo, com alguma sorte, publicado.
Trabalhar no lugar que ajudou a desenvolver em mim o desejo pela arte e comunicação tem algo de mágico, de destino, como gostar de crer. Tudo isso para um público que, para mim, não podia ser melhor.

Sejamos diretos como ele: criança ou ama ou odeia. Vê o que não vemos, se importa com o que importa e se você pisa na bola, tchau. Não há politicagem ou anos de preconceito decantado. É o mais severo e também o mais frágil de todos os setores, o que por outro lado permite um mix de responsabilidade e diversão inalcançável em outros públicos. Se erra no traço, 'tá feio'. Se erra na informação, 'tá errado'. E ponto. Criar jogos e trazer notícias para uma galerinha dessas é como matar um leão por semana, mas vale cada minuto. Os comos, os porquês, os jogos... tenho cada um na memória assim como quardo os que lia e fazia quando criança, todos os domindos, lá na casa da Vó Ana.

É com muita honra que comemoro o meu pedacinho nesse sucesso enorme que completa agora 2.000 edições. Desejo - e talvez consiga - estar aqui para comemorar seus 40 anos em 2012. E espero - o futuro dirá - entregar aos novos leitores o mesmo carinho e atenção que essa equipe (alguns dos quais ainda conosco) entregou-me quando menino.

Um pouco da nossa história está lá no Blog do Diarinho e quem quiser conferir fique à vontade. :))

VIDEO

Um comentário:

Gi Caipira disse...

Pare de ficar se divertindo, e vá trabalhar !!!