terça-feira, 13 de janeiro de 2009

• Um prazer. Uma honra

Nessa semana começa uma nova empreitada. Daquelas boas, que guardam em si uma promessa (e promessas bastam, no momento). Começamos o Blog do Diarinho, uma possibilidade de aumentar o contato com os nossos leitores mirins. Inicia tímido, 'pobrinho' e com o desafio de agradar o olhar de adultos antes mesmo do seu próprio público. Editores e diretores observam seus pequenos passos hesitantes. Mas vale a pena.
O Diarinho é um suplemento infantil do Jornal onde trabalho. Não tem anúncios (por enquanto). Não por falta de procura, tem sido assim durante as décadas em que existe. É usado, para nosso orgulho, até mesmo como cartilha em salas de aula, suprindo algumas carências que o material didático disponível no mercado ignora. Por isso o suplemento Diarinho, apesar das dificuldades estruturais enfrentadas, é considerado no meio como o melhor suplemento infantil da imprensa paulista. Crianças, pais e professores gostam desse trabalho (e que trabalheira!).

Escrever e ilustrar pra criança é um baita desafio. É o público mais honesto, crítico e desafiador de todos. Alheios aos interesses que movem as engrenagens, são taxativos: se gostam, gostam mesmo; se não gostam, é um lixo. Também separam as qualidades do todo (a maioria dos adultos não é capaz disso); se um desenho, um texto, uma diagramação de uma página não for do seu agrado, bau-bau, mas não é por isso que vai achar que o resto está ruim. Essa capacidade de enxergar o todo e as partes ao mesmo tempo talvez percamos ao longo da vida, não sei. Só sei que, pelo ofício, somos forçados a lembrar dessas sutilezas da infância. Ainda bem!
O que compensa, e muito, é que a criança cria pontes imediatas com você. Receber um e-mail, uma cartinha ou mesmo um comentariozinho de nada, vindo deles, é sempre bom. "Aquele desenho ficou engraçado, tio!" ou "tá feião demais!" sempre caem nos ouvidos com o peso e o sabor da verdade pura.
Sem idealizar, mas é justamente essa pureza que buscamos durante a produção. Algo que possa acrescentar e preencher os momentos desses humanos em miniatura, já tão sufocados por um mundo que nem aos adultos faz bem. A escola, o Inglês, o Kumon, a natação, o piano, a hora marcada pra brincar, a pressão por adolescer antes do tempo, o desrespeito e a sensação de desvalor por não ser grande, forte, ter dinheiro ou qualquer um dos elementos sem os quais um adulto sequer repara noutro. As crianças vivem nesse lodo que nós acumulamos na banheira da vida e mesmo assim sorriem, prontas a viver nesse exato segundo, sem planejamento ou logística. E para honrá-los, esse post não é pra falar de dores e sim do seu contraponto.

Se nós pudermos, nesse nosso trabalho cheio de desafios concretos e subjetivos, permitir que sonhem e se distraiam por alguns instantes, então estamos no caminho certo. Se nosso traço, nossas cores e palavras dão margem ao jogo, à brincadeira e a um aprendizado que rompa a entediante redoma do politicamente correto, para além do didático, então superamos nossas expectativas.
Ei lia este tablóide quando era criança. Pintava, desenhava, lia e fazia os divertimentos (os 7-erros, labirintos etc). Um dos meus sonhos era desenhar para o Diarinho.
Quem disse que sonhos não se realizam?
Que eu possa viver isso por mais algum tempo. E que em cada "adorei, tio!" ou "tá feião" que eu receba, tenha essa doce e crua verdade em doses cavalares.



Quem quiser conferir, basta clicar na imagem abaixo:



A equipe fixa do Diarinho - uma honra
Da esquerda para a direita: Teresa Monteiro (Editora), Eu, os grandes Gilmar e Fernandes (ilustradores) e Marcela Munhoz (repórter).

7 comentários:

Anônimo disse...

Bacana, Denis! Talento também para a escrita. Vamos nessa.

V.D.S. disse...

A Teresa ficou um charme!

웃 Mony 웃 disse...

E que seja mais uma empreitada boa. E premiadíssima, como merece! ;)
Sucesso, pra ti, que talento tens de sobra!

Anônimo disse...

Ficou legal! Parabéns e muita diversão aí pra vcs!

P.S.: Eu tb lia o Diarinho! :D

bjs

PWSantos_2009 disse...

2009 começou bem heim? Parabéns!
Quem é bonitão de preto?

A Moça disse...

Adorei o blog do Diarinho! super bacana!!! Parabéns, torço pelo sucesso da turma :D beijos

De Marchi ॐ disse...

É o Gilmar, Mariana... hehehehe (o primeiro a comentar aqui...)

Tá aqui o endereço dele: http://gilmaronline.zip.net/index.html